quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sobre a naturalidade de uma rã no talo

Não darei aula de biologia, mesmo que meu casulo agora seja a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Eu vim aqui é pra falar da vontade que tenho de ler só [e pra sempre] o Manoel de Barros. Isso mesmo: pro resto da vida, porque quando fico assim, vidrada, quero apenas e tão somente meu objeto afetivo. Sem cinismo: minha fidelidade é canina. Porque ele, o Manoel, faz tátil aquilo tudo que um dia eu sequer vislumbraria... E mesmo que o Houaiss o compare a São Francisco de Assis, "na sua humildade diante das coisas", sou o diabo duma arrogante, que certa feita julgou severamente um amigo que disse: "tenho urgência, sou órfão". E hoje, nessa pele, entendo que é isso aí: quem perde, ganha muito, quer mais, empurra o que não serve, puxa pra perto o que necessita. Quem se atrever a não atender um órfão, sabe o que o órfão faz? ELE GRITA! Ou vai ler "Compêndio para uso dos pássaros", que é o manual da vida. Abre lá e tá tudo dito, mas a gente destrói as regras, néam? Então que o meu amante da vez, o Manoel esse de Barros, foi "aparelhado para gostar de passarinhos". Ele quase atende por João-de-Barro e sabe que 

"no escritório de ser inútil
passo horas descascando palavras.
Vou até o caroço delas.
Ontem levei a palavra 'alma' para descascar.
Descobri que é uma palavra linda,
escura e de olhos baixos". 

Não sei muito bem escutar, deveria descascar menos bergamotas e mais palavras, não tem passarinho gorjeando, alma é algo que aprendi a não negociar, mas sei que quero viver com essa ventania toda à la Scarlet O'Hara e deixar o Jeneci no repeat ad eternum porque meu coração é uma batedeira e faz tempo, tempo, tempo... Ó, BEM GRANDÃO ASSIM DE TEMPO que eu esqueci o jeito de me portar.

Não quero voltar pra casa, nem pro bar. Mudei a medicação e já não acredito em deus nem nos orixás, mas na psicanálise e nas drogas prescritas. Melhor mãe medicada que filha chapada. Mãe de mim, que esse mundo filho de uma puta levou e nem me deu tempo de chorar direito, mas não é coitadismo, não... "se fosse fácil não era pra ti",  disse meu melhor amigo hetero e irmão de alma e astro bússola e até mesmo mãe, em tom de elogio, porque ele sabe que com a gente a adaga voa afú!

Feito Manoel de Barros, 

"nasci para administrar o à-toa
o em vão
o inútil.
Pertenço de fazer imagens.
Opero por semelhanças".
 

Uma coisa é fato, dessas vontades todas: 

"Preciso de obter sabedoria vegetal.
(Sabedoria vegetal é receber com naturalidade uma rã no talo.)
E quando esteja apropriado para pedra, terei também
sabedoria mineral".

8 comentários:

  1. vou me recolher a insignificância do meu excel

    ResponderExcluir
  2. Para entrar em estado de árvore é preciso

    partir de um torpor animal de lagarto às

    3 horas da tarde, no mês de agosto.

    Em 2 anos a inércia e o mato vão crescer

    em nossa boca.

    Sofreremos alguma decomposição lírica até

    o mato sair na voz.

    Hoje eu desenho o cheiro das árvores.

    ResponderExcluir
  3. bravo! isso é o mesmo que "curti", no facebook, rafa?

    ResponderExcluir
  4. Acho que sim Bela, e' o mesmo que "crti. "adorei" .... no face. Eu eu me assustei na primeira vez que li. Depois reli depois rereli e. fiquei estupefata
    .E, com vontade de ler de novo.

    ResponderExcluir
  5. Bela,
    bom demais. Isso me remete à relação que tenho com as árvores que planto nos períodos de chuva no Cerrado. São as minhas filhas. E já são centenas. No final de semana visitei as mais novas, cerca de 150, que vivem seu primeiro período de seca. Altivas e serenas.

    E, paradiando o que disse Ed (acima), também vou me recolher a insignificância do meu excel.

    ResponderExcluir
  6. bela, escreva mais, escreva sempre, melhor pra nós.. bjs

    ResponderExcluir

desembucha!